Turquia vs Itália

1ª Jornada do Grupo A

11.06.2021 (20:00)

Turquia e Itália abrem o Euro 2020 no Estádio Olímpico de Roma, em Itália, prevendo-se condições agradáveis e ideais para uma boa partida de futebol. A Squadra Azzurra apresenta-se como uma das candidatas ao título muito por culpa do seu nível exibicional recente de elevado quilate e, sem grande espanto, é total favorita neste embate. No entanto, a Turquia não tem ficado nada atrás e promete dar bastante luta aos transalpinos, mesmo sabendo que tem desvantagem e menos tempo de descanso com a deslocação.

Turquia, o bloco rochoso

A Turquia passou por um período de renovação recente e mostra-se com um conjunto mais jovem e irreverente do que o habitual nesta seleção, mas de grande qualidade. Nos últimos 10 jogos oficiais conseguiu 3 vitórias com Países Baixos, Noruega e Rússia, 6 empates e apenas 1 derrota, jogos em que apostou bastante no 4-5-1 desdobrado, por vezes, em 4-3-3.

Os seus pontos fortes são o bloco defensivo, por norma bastante baixo e sempre atrás da linha da bola, organizado e compacto, difícil para o adversário transpor. O contra-ataque tem sido a sua maior arma, muito graças ao bom momento e à veia goleadora da sua estrela: Yilmaz.

Ganhe Dinheiro com Futebol

O facto de prescindir da posse de bola, principalmente contra equipas de maior calibre, pode ser uma faca de dois gumes, pois esta seleção tem cometido alguns erros com este tipo de jogo, muito pelo cansaço e atrapalhação nas marcações, custando alguns golos de palmatória.

11 provável (4-5-1): Cakir; Çelik, Demiral, Soyuncu e Meras; Tufan, Yokuslu, Calhanoglou, Yazici e Karaman; Yilmaz.

Jogadores em dúvida ou indisponíveis: Nada a assinalar.  

Itália, a muralha intransponível

Roberto Mancini tomou as rédeas desta seleção depois do desaire na qualificação para o último Mundial, incorrendo nalgumas mudanças drásticas que deram os seus frutos. Apostou forte na experiência aliada à juventude, alterando um pouco o rumo das coisas com um tipo de jogo mais ofensivo, mas sem descurar a habitual solidez defensiva típica italiana.

Ganhe Dinheiro com Futebol

O 4-3-3, bem diferente do habitual nesta seleção, tem estado sempre presente, e um facto é que os resultados e a qualidade de jogo são muito positivos, com 8 vitórias e 2 empates nos últimos 10 jogos oficiais, salientando que apenas sofreu 1 golo.

A sua postura defensiva e a organização tática e coletiva são os seus pontos fortes, bem como a competência saliente dos homens de meio-campo, praticando um futebol de posse, atrativo e com critério, criando sempre perigo à baliza contrária quando se aproxima devido à qualidade e dinâmica que possui nos últimos dois terços do terreno.

11 provável (4-3-3): Donnarumma; Florenzi, Bonucci, Chiellini e Emerson; , Jorginho, Barella e Locatelli; Chiesa, Insigne e Immobille.

Jogadores em dúvida ou indisponíveis: Verratti está em dúvida para a partida inaugural e treina limitado, mas com bola.

O que nos diz a história…

A última vez que as duas seleções se defrontaram foi em 2006 e, entretanto, muita coisa mudou, pelo que a história pouca relevância tem neste embate. Contudo, é de frisar que até aos dias de hoje a Itália nunca perdeu um único confronto com a seleção turca.

Análise ao jogo Turquia vs Itália

Neste encontro é esperado que a Itália assuma o controlo, até porque tem um plantel superior e evoluindo, com mais experiência, intrusão, e organização coletiva aliado à criatividade. Este pode ser um ponto estratégico turco e que passa por dar a posse ao adversário para jogar em transição, algo que pode ter os seus riscos contra uma seleção como esta.

Embora jogue na condição de visitante, este jogo é disputado em Itália, o que pode ser mais um fator benéfico no desenrolar do jogo. Dado os excelentes resultados e exibições que tem proporcionado face a uma seleção que tem mostrado alguns picos exibicionais, a minha sugestão vai ao encontro do favoritismo italiano, mas esperando um pouco mais, assumindo o risco no handicap (-1) e com um valor atrativo.

Tem sido com alguma normalidade que a maioria dos jogos recentes das duas seleções terminem com um mínimo de 2 golos. Dado o cariz e importância deste jogo, bem como a ofensiva de ambas, é provável ocorram aberturas e mais movimentações perigosas em determinadas alturas do jogo, pelo que o over 2 golos não será totalmente descabido e destaca-se com uma odd substancial e devolvido em caso de terminar com exatamente 2 tentos.

Apostas sugeridas no Turquia vs Itália

Aposta sugerida em resultado: Handicap Asiático (-1) Itália @ 1.99 na 22Bet

Aposta sugerida em golos: Over 2 golos @ 1.75 na Pinnacle

Ganhe Dinheiro com Futebol