Um fator menosprezado, mas com grande peso no futebol

Antes de realizar uma aposta num dado mercado de determinado encontro, observamos inúmeros fatores, isto de forma a escolher qual o mercado que melhor se adapta ao jogo.

Performance das equipas nas condições casa e fora, jogadores disponíveis, se marca ou sofre muitos golos à condição ou confrontos diretos entre as equipas, são exemplos de alguns desses fatores.

No entanto, existe um fator importante, constantemente menosprezado, mas que possui grande influência no desfecho do jogo. Refiro-me às condições climatéricas. Chuva, neve, temperatura ou vento, tudo isto tem influência no decorrer duma partida, já que delas advêm consequências variadas, como estado do relvado, cansaço físico, trajetória da bola…

Claro está que as condições climatéricas afetam mais uns jogos que outros, pois os clubes tentam preparar-se para todas as possibilidades, de acordo com a região em que se encontram.

Por exemplo, em Inglaterra, onde a maior parte da época é realizada debaixo de chuva, os estádios estão preparados com sistemas de escoamento eficazes que evitam relvados encharcados e com poças, e que permitam jogar futebol com normalidade.

Ganhe Dinheiro com Futebol

Já na Rússia, um clima frio e com muita neve, fez com que as equipas adaptassem os seus estádios com sistemas de aquecimento, isto de forma a descongelar e neve dos relvados e permitisse a prática de futebol.

Contudo, não nos podemos esquecer que são países onde os clubes possuem forte poder económico e têm condições para se adaptarem. O mesmo não podemos dizer dos países menos desenvolvidos, com clubes de baixo estatuto e sem condição para adaptação às adversidades.

Under/Over, o mercado mais afetado pelas condições climatéricas adversas

Os mercados em torno de golos são os que mais sofrem impactos com o clima. Contudo podemos tirar partido desta situação se soubermos qual será o estado do tempo previsto para antes e no decorrer do encontro e, muito importante, conhecer o estádio em questão.

Se um encontro ocorre num dia chuvoso, antecedido por horas de chuvas intensas, num estádio com condições de escoamento débeis, podemos tirar partido no under. Com o decorrer do encontro o relvado tende a ficar em mau estado e com bola presa, levando ao cansaço físico mais acelerado por parte dos jogadores e a um futebol de má qualidade. Semelhante desfecho têm os encontros decorridos em climas de neve.

Ganhe Dinheiro com Futebol

Com ventos acima da média, a trajetória da bola tende a ser alterada, o que dificulta a vida às equipas, sobretudo se o seu estilo de jogo for bastante direto e profundo, pelo que existe uma boa oportunidade para entrar em under também.

Já no que à temperatura concerne, em regiões quentes os jogos tendem a ser mais calmos e menos intensos, pois temperaturas elevadas tendem a baixar a humidade no ar, o que consequentemente leva os atletas à exaustão mais rápido do que o normal. Esta é uma das grandes razões pelo qual a América do Sul e África possuem mercados em under pouco atrativos.

Posto isto, é necessário ter uma ferramenta à mão que nos indique o estado do tempo nos momentos antes e decorrer do encontro, transformando-o em algo vantajoso. Neste caso o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) pode ser um bom aliado, possuindo informação sobre as condições meteorológicas no Mundo em geral (www.IPMA.pt).

Jogos portugueses disputados em “lamaçais” em condições climatéricas adversas

O jogo entre Santa Clara e Benfica, no início do mês de janeiro, possuía ingredientes para terminar com vários golos, isto numa situação dita normal. Chuvas e ventos fortes assombraram as ilhas dos Açores, levando mesmo ao adiamento do jogo por 24 horas, tal era a instabilidade climática na hora do embate.

No entanto, o mal estava feito, o relvado acabou por ficar num estado lastimável e impróprio para a prática desportiva após alguns minutos de jogo e terminou com 1 golo para cada lado.

Seria um desfecho previsível para os conhecedores do estádio, merecendo uma clara entrada no under 2,5 golos, aproveitando odds entre 2.20 e 2.40, valor bem acrescentado e atrativo face ao sucedido.

Neste caso em específico, teria contornos diferentes se fossem disputados na Luz, já que possui um estádio com excelentes condições.

Em condições semelhantes se desenrolaram o Nacional vs Sporting, na Choupana, bem como o Braga vs Sporting, na final da Taça da Liga em Leiria, que apontavam para jogos intensos e com golos. Contudo, foram traídos pela chuva e consequente mau estado do relvado, com prática de um futebol quase impossível.

Também eles mereciam atenção e uma clara entrada no under 2,5 face ao conhecimento das condições de tempo e local do jogo, com odds superiores a 2.00, e que acabaram mesmo por vingar.

Basaksehir vs Sivasspor, um jogo envolto em neve e polémica

Mais recente, na Turquia, a neve cobriu o palco do Basaksehir vs Sivasspor, estádio pouco preparado para a adversidade. Curioso foi o facto de os forasteiros entrarem em campo equipados de branco, sendo que os jogadores do Basaksehir tinham dificuldades em “ver” os jogadores adversários, o que levou a polémica no final do encontro.

Basaksehir vs Sivasspor

À parte disso, este jogo possuía tudo para acabar com um número elevado de golos, ou não fosse a neve prejudicar o espetáculo. Aqui estava encontrada a janela de oportunidade de entrar claramente em under 2,5, odd que começou a descer uma semana antes do encontro dadas as previsões, tal como mostra a figura, com uma odd de praticamente 3.00, próxima dos 2.25 na hora do encontro.

Para quem é especialista em trading, aproveitando a abertura de mercado no dia 11, conseguia chegar à hora do encontro no dia 16 com uma boa margem para fechar a sua posição, com lucro bem aceitável, e bem antes do jogo se realizar.

Este embate acabou empatado a 1 bola, pelo que quem entrou no mercado under 2,5 obviamente que teve todas as razões para sorrir, face aos valores excelentes e bem atrativos que o mercado alcançou e que podemos verificar na figura abaixo mencionada.

Concluindo…

Como verificamos, as condições meteorológicas não devem ser menosprezadas aquando a análise de um jogo, muito pelo contrário. Uma análise às condições climatéricas pode ser bastante vantajosa em alguns mercados, quer a longo ou curto prazo, sobretudo no que a golos diz respeito.

Nem sempre mau tempo é sinónimo de poucos golos, mas é importante ficar com a ideia de ser um fator tão importante como qualquer outro. Este deve ser levado em conta pois poderá afetar as condições do desenrolar do jogo.

Em cima observamos jogos que são exemplos disso mesmo, já que a análise feita às condições climatéricas a que o encontro se ia realizar permitiu uma boa entrada em mercados de under claros, permitindo um bom encaixe, em odds consideradas de valor.

Bons greens a todos, amigos leitores. Espero que seja útil e gostem tanto de ler o artigo como eu gostei de o escrever.

Ganhe Dinheiro com Futebol